sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Chaves

Infelizmente para mim, por causa da visibilidade que dá, a minha falta de organização impediu-me de entregar o Aetherplasta a tempo de participar no RPGénesis deste ano.

Apesar disso, não quero desistir deste projecto; apesar de gostar muito das mecânicas e das temáticas do down*town, agora estou enamorado pelo Aetherplasta, e continuo a tentar encontrar um rpg que seja puro em estado e espírito, com regras, mas sem números, que aproxime os jogadores da história e não os faça perder tempo a rolar dados e contar sucessos; percebo que este meu rpg ainda não cumpre na totalidade esse meu objectivo, mas está mais perto.

Posto isto, Chaves.

Uma Chave, de Conceito-Chave, é uma característica definidora do personagem. Pode ser um atributo, uma aptidão, uma perícia, uma obsessão, um objecto, uma paixão, um maneirismo, sempre algo que defina o personagem. Para uma definição rápida de Chave, uma Chave é tudo aquilo que define o personagem, e que o jogador ache seja importante; ou seja, mesmo um objecto pode ser importante para definir o personagem, se o jogador assim o entender. Porque não, ele pode ser o portador do fabuloso bastão de Cytor, A Ponte entre Mundos.

As Chaves são concisas e de fácil apreensão. Devem ter duas ou três aplicações, e todas as pessoas à mesa de jogo devem saber e estar conscientes de quais são essas aplicações e do que a Chave pode fazer. Muito importante é que a Chave também serve para definir o passado e as origens do personagem, a que raça ou espécie pertence, se não for humano, o que significa que personagens de Esferas diferentes, com culturas diferentes, podem chocar. Isto não é necessariamente mau, e até pode ser giro para a dinâmica do grupo e para uma boa sessão de roleplay, se todos cooperarem para o objetivo comum do grupo.

As Chaves categorizam-se entre Físicas, Sociais, Equipamento, Mágicas, Mentais e Inenarráveis, Aetheroplastia, e ainda Condições.

As Chaves podem ainda ser Mundanas e Superiores, conforme a sua importância, alcance e duração.

Podem também ser Temporárias ou Permanentes, identificando as que têm uma duração fixa e as que têm duração indeterminada.

As Chaves Físicas definem as características físicas do personagem.

As Chaves Sociais definem as abilidades de interacção do personagem.

As Chaves de Equipamento definem as armas e bagagens do personagem.

As Chaves Mágicas são aquelas que definem a magia que o personagem tem e sabe fazer, como feitiços, encantamentos ou conjurações, tal como é definido pelas leis da sua Esfera. Não confundir com as Chaves de Aetheroplastia.

As Chaves Mentais definem as características mentais do personagem, e medem a sua descida à loucura.

As Chaves Inenarráveis definem o conhecimento maligno do Éter, ou as mutações físicas ou mentais que podem ocorrer devido à sua manipulação.

As Chaves de Aetheroplastia são as que definem o conhecimento da arte de moldar o espaço entre realidades. O personagem precisa de um objecto cortante para praticar esta arte, e de ter as mãos livres para o fazer.

Finalmente, as Chaves de Condição, ou simplesmente Condições, são o resultado de Conflitos e prejudicam quem as recebe de alguma maneira. Qualquer jogador pode usar estas Chaves contra o jogador que as tem.

As Chaves Mundanas são aquelas de uso corrente ou mundano, ou de duração limitada.

As Chaves Superiores são as de maior utilidade, ou que demonstram um conhecimento maior, de duração maior ou permanente, ou ainda as ligadas ao Éter e sua manipulação; por definição, todas as Chaves Inenarráveis são Maiores.

As boas Chaves são aquelas que permitem ao jogador um grande leque de opções para a sua utilização, sem serem demasiado abrangentes; assim, enquanto Guerreiro é uma má Chave porque é demasiado abrangente, Espadachim (ou o seu equivalente num mundo de fantasia) é excelente porque útil mas restrita a um único tipo de luta. Da mesma maneira, Cientista é uma má Chave, mas Astrónomo é uma boa Chave.

Um Espadachim Superior é um lutador lendário, capaz de derrotar exércitos sózinho, por exemplo.

Já tenho uma lista de Chaves no documento de jogo, mas ainda não tinha esta definição, que mesmo assim ainda me parece que pode ser melhorada.

Ao longo do tempo irei actualizando o blogue com textos sobre o rpg.

Estejam atentos!

1 comentário:

  1. Para os interessados, atualizei este texto para incorporar as Condições, que não são mais do que Chaves Mundanas; as Condições que tiram personagens de Conflitos, serão Condições Superiores.

    ResponderEliminar